Image Map

sábado, 19 de julho de 2014

Post especial sobre filmes

Hoje eu decidi fazer algo diferente e decidi falar de algo que eu amo tanto quanto os livros que são os filmes. Quando eu era pequena ir ao cinema assistir as estreias da Disney com a minha mãe era algo sagrado e depois sempre passávamos numa livraria (dá para notar que eu não era um criança convencional que queria ir nas lojas de brinquedo e num parque de diversões) sendo assim tanto os livros quanto os filmes sempre estiveram muito presentes na minha vida então eu decidi compartilhar um pouco dos meus filmes favoritos já que eu faço isso com os livros. Segue a lista dos meus 10 filmes favoritos:

Bonequinha de luxo



Se você ainda não viu esse clássico pare tudo que você está fazendo e vá já assistir agora! Esse é um dos filmes que mais marcaram a minha vida e iniciou a minha paixão e admiração pela diva Audrey Hepburn. O filme é baseado na obra de Truman Capote e conta a história da maluquinha Holly Golightly uma garota que se muda para Nova York decidida a se casar com um milionário, ao mesmo tempo que se torna vizinha de um jovem escritor George Peppard que passa a se encantar com o estilo de vida de Holly. Posso fazer uma lista gigantesca de coisas adoráveis que tem nesse filme como a trilha sonora marcada por “Moon river”, a atuação maravilhosa da Audrey, os diálogos marcados por frases memoráveis, o figurino que compõem as roupas da Holly e mais uma infinidade de elementos adoráveis que marcam esse lindo filme.

O filho da noiva



Nesse ano de copa tenho que ser muito cuidadosa ao expressar todo o meu amor pelos nossos hermanos argentinos haha, brincadeiras a parte tenho que confessar que sou completamente apaixonada pelos filmes argentinos e pela parceria do ator Ricardo Darín e o diretor Juan José Campanella e esse filme é mais um resultado maravilhoso dessa parceria. No filme Rafael Belvedere (Ricardo Darín) é um homem de 42 anos estressado com os problemas do restaurante da família que ele administra e sem tempo para dar atenção a sua filha e sua namorada e por conta disso sofre um ataque cardíaco, no meio de toda essa confusão também vai ter que lidar com a notícia de que seu pai quer realizar o sonho da sua mãe de fazer um casamento na igreja, o único problema é que a mãe de Rafael tem Alzheimer e não se lembra direito da sua própria família. O filme é lindíssimo e consegue misturar elementos de drama com comédia de um jeito adorável, além de ter um final lindo que me arrancou muitas lágrimas. Sempre digo que quando eu começar a dar aulas de espanhol meus alunos vão ter que assistir esse filme.

500 dias com ela



Sempre digo que esse é o filme da minha vida. Além do filme ter uma trilha sonora maravilhosa (The smiths é amor demais <3), uma fotografia linda e atuação adorável da Zooey Deschanel conta também com um enredo maravilhoso que retrata bem a complexidade dos relacionamentos amorosos. Não vou escrever muito sobre ele senão o texto vai acabar saindo grande demais, são tantos sentimentos que eu tenho sobre esse filme que fica difícil controlar. Então indico a todos que assistam e possam utilizar para refletir sobre os dilemas amorosos.

O segredo dos seus olhos



Nas aulas de espanhol costumamos brincar que todo filme argentino tem que ter Ricardo Darín e esse é mais um filme excelente da dupla Darín e Campanella que eu já citei em “O filho da noiva”. Fiquei completamente encantada com esse filme que é impecável no enredo, na atuação dos atores, na fotografia e nos diálogos geniais. Na trama Esposito depois de se aposentar do cargo de oficial de justiça decide escrever um livro sobre um caso de estupro e assassinato que aconteceu anos atrás, assim ele volta no tempo e relembra esse caso que ficou sem uma conclusão definida. Cheio de reflexões sobre a vida e com um final impactante esse filme é um dos principais na minha lista de queridinhos.

Sociedade dos poetas mortos



Esse é aquele típico filme que deixa toda estudante de letras como eu inspirada para dar aulas. Lembro que quando assisti pela primeira vez o que mais me marcou foi a cena em que um dos alunos começa a ler a definição que tem num livro sobre como se faz um bom poema e eu só pensava “meu Deus quanta asneira!” na hora em que o inspirador professor vivido por Robin Williams manda que os alunos rasguem todo o livro eu dei pulos de alegria na cadeira. Amo esse filme pelo modo como ele mostra o quanto um professor pode inspirar a vida dos alunos além do final lindíssimo e ao mesmo tempo triste.

Frozen- uma aventura congelante



Sim o atual queridinho da Disney é um dos meus queridinhos também. Como disse no começo do post eu cresci vendo todos os filmes da Disney e poderia fazer um especial falando dos que mais me marcaram, mas decidi colocar o mais recente da Disney pelo fato dele me trazer de volta aquela boa e velha sensação gostosa que os clássicos da Disney traziam e fazia tempo que eu não via. Além das músicas impactantes o que mais torna esse filme maravilhoso é o fato de abordar o amor familiar como tão importante quanto o amor romântico.

Orgulho e preconceito



Sou uma completa amante de Jane Austen e “Orgulho e preconceito” é a minha obra favorita da autora. Para quem não leu livro adianto que o filme é bem fiel ao livro então quem for ler depois não notará muitas mudanças nessa adaptação da obra que conta com a lindíssima Keira Knightley como Elizabeth, dona de uma personalidade bem forte ela entrará num verdadeiro conflito amoroso ao conhecer Mr. Darcy (suspiros, suspiros...) um rico solteirão dono de uma personalidade marcante. A obra de Jane Austen aborda bem a questão dos casamentos por interesses financeiros tão presentes na Inglaterra do período em que se passa a história.

Medianeras- Buenos Aires na era do amor virtual



Mais uma vez os argentinos marcam presença na minha lista de filmes, mas não é para menos já que Medianeras é uma história muito atual que aborda o fato de apesar de vivermos em cidades grandes rodeadas de tantas pessoas mesmo assim estamos sempre nos sentido só. No filme vemos a história de vida de Martin e Mariana que apesar de serem praticamente vizinhos não se conhecem e o que nos deixa mais nervosos durante o filme é que vemos que ambos são muito parecidos e fariam o par perfeito um com o outro, mas digo que o final guarda uma linda surpresa. Vale muito ver o filme que além do enredo lindo conta com a presença constante da arquitetura e fotografia como elementos do filme.

Em busca da terra do nunca



Nem só de personagens estranhos vive Johnny Depp, nesse lindíssimo filme ele faz o papel de J. M. Barrie que após o seu mais recente fracasso numa peça de teatro sai para fazer caminhadas diárias num parque para buscar inspiração para uma nova história, lá ele conhece a família Davies que é formada pela viúva Sylvia (Kate Winslet) e seus filhos. Com isso Barrie passa a se apegar as crianças e através das brincadeiras com a imaginação entre eles é que surge a inspiração do autor para escrever a sua mais famosa obra: Peter Pan. Já aviso que esse filme arranca lágrimas na certa, mas vale muito a pena ser visto.

As vantagens de ser invisível



Baseado no livro de mesmo nome, o filme narra o ano escolar de Charlie que decide fazer do seu ano diferente dos outros e viver experiências típicas da adolescência, através de cartas para alguém que não conhecemos ele vai relatando as suas emoções e experiências vividas. Tanto lendo o livro quanto vendo o filme eu fiquei morrendo de vontade de ser amiga do Charlie, Sam e Patrick e o filme conta com a presença dos meus amados atores Logan Lerman e Emma Watson e uma trilha sonora maravilhosa (mais the smiths em filmes para a minha alegria <3).