Hoje eu decidi
fazer algo diferente e decidi falar de algo que eu amo tanto quanto os livros
que são os filmes. Quando eu era pequena ir ao cinema assistir as estreias da
Disney com a minha mãe era algo sagrado e depois sempre passávamos numa
livraria (dá para notar que eu não era um criança convencional que queria ir
nas lojas de brinquedo e num parque de diversões) sendo assim tanto os livros
quanto os filmes sempre estiveram muito presentes na minha vida então eu decidi
compartilhar um pouco dos meus filmes favoritos já que eu faço isso com os
livros. Segue a lista dos meus 10 filmes favoritos:
Bonequinha de luxo
Se você ainda não
viu esse clássico pare tudo que você está fazendo e vá já assistir agora! Esse
é um dos filmes que mais marcaram a minha vida e iniciou a minha paixão e
admiração pela diva Audrey Hepburn. O filme é baseado na obra de Truman Capote
e conta a história da maluquinha Holly Golightly uma garota que se muda para
Nova York decidida a se casar com um milionário, ao mesmo tempo que se torna
vizinha de um jovem escritor George Peppard que passa a se encantar com o
estilo de vida de Holly. Posso fazer uma lista gigantesca de coisas adoráveis
que tem nesse filme como a trilha sonora marcada por “Moon river”, a atuação
maravilhosa da Audrey, os diálogos marcados por frases memoráveis, o figurino
que compõem as roupas da Holly e mais uma infinidade de elementos adoráveis que
marcam esse lindo filme.
O filho da noiva
Nesse ano de copa
tenho que ser muito cuidadosa ao expressar todo o meu amor pelos nossos
hermanos argentinos haha, brincadeiras a parte tenho que confessar que sou
completamente apaixonada pelos filmes argentinos e pela parceria do ator
Ricardo Darín e o diretor Juan José Campanella e esse filme é mais um resultado
maravilhoso dessa parceria. No filme Rafael Belvedere (Ricardo Darín) é um
homem de 42 anos estressado com os problemas do restaurante da família que ele
administra e sem tempo para dar atenção a sua filha e sua namorada e por conta
disso sofre um ataque cardíaco, no meio de toda essa confusão também vai ter
que lidar com a notícia de que seu pai quer realizar o sonho da sua mãe de
fazer um casamento na igreja, o único problema é que a mãe de Rafael tem
Alzheimer e não se lembra direito da sua própria família. O filme é lindíssimo
e consegue misturar elementos de drama com comédia de um jeito adorável, além
de ter um final lindo que me arrancou muitas lágrimas. Sempre digo que quando
eu começar a dar aulas de espanhol meus alunos vão ter que assistir esse filme.
500 dias com ela
Sempre digo que
esse é o filme da minha vida. Além do filme ter uma trilha sonora maravilhosa
(The smiths é amor demais <3), uma fotografia linda e atuação adorável da Zooey
Deschanel conta também com um enredo maravilhoso que retrata bem a complexidade
dos relacionamentos amorosos. Não vou escrever muito sobre ele senão o texto
vai acabar saindo grande demais, são tantos sentimentos que eu tenho sobre esse
filme que fica difícil controlar. Então indico a todos que assistam e possam
utilizar para refletir sobre os dilemas amorosos.
O segredo dos seus olhos
Nas aulas de
espanhol costumamos brincar que todo filme argentino tem que ter Ricardo Darín
e esse é mais um filme excelente da dupla Darín e Campanella que eu já citei em
“O filho da noiva”. Fiquei completamente encantada com esse filme que é
impecável no enredo, na atuação dos atores, na fotografia e nos diálogos
geniais. Na trama Esposito depois de se aposentar do cargo de oficial de
justiça decide escrever um livro sobre um caso de estupro e assassinato que
aconteceu anos atrás, assim ele volta no tempo e relembra esse caso que ficou
sem uma conclusão definida. Cheio de reflexões sobre a vida e com um final
impactante esse filme é um dos principais na minha lista de queridinhos.
Sociedade dos poetas mortos
Esse é aquele
típico filme que deixa toda estudante de letras como eu inspirada para dar
aulas. Lembro que quando assisti pela primeira vez o que mais me marcou foi a
cena em que um dos alunos começa a ler a definição que tem num livro sobre como
se faz um bom poema e eu só pensava “meu Deus quanta asneira!” na hora em que o
inspirador professor vivido por Robin Williams manda que os alunos rasguem todo
o livro eu dei pulos de alegria na cadeira. Amo esse filme pelo modo como ele
mostra o quanto um professor pode inspirar a vida dos alunos além do final
lindíssimo e ao mesmo tempo triste.
Frozen- uma aventura congelante
Sim o atual
queridinho da Disney é um dos meus queridinhos também. Como disse no começo do
post eu cresci vendo todos os filmes da Disney e poderia fazer um especial
falando dos que mais me marcaram, mas decidi colocar o mais recente da Disney
pelo fato dele me trazer de volta aquela boa e velha sensação gostosa que os
clássicos da Disney traziam e fazia tempo que eu não via. Além das músicas
impactantes o que mais torna esse filme maravilhoso é o fato de abordar o amor
familiar como tão importante quanto o amor romântico.
Orgulho e preconceito
Sou uma completa
amante de Jane Austen e “Orgulho e preconceito” é a minha obra favorita da
autora. Para quem não leu livro adianto que o filme é bem fiel ao livro então
quem for ler depois não notará muitas mudanças nessa adaptação da obra que
conta com a lindíssima Keira Knightley como Elizabeth, dona de uma
personalidade bem forte ela entrará num verdadeiro conflito amoroso ao conhecer
Mr. Darcy (suspiros, suspiros...) um rico solteirão dono de uma personalidade
marcante. A obra de Jane Austen aborda bem a questão dos casamentos por
interesses financeiros tão presentes na Inglaterra do período em que se passa a
história.
Medianeras- Buenos Aires na era do amor virtual
Mais uma vez os
argentinos marcam presença na minha lista de filmes, mas não é para menos já
que Medianeras é uma história muito atual que aborda o fato de apesar de
vivermos em cidades grandes rodeadas de tantas pessoas mesmo assim estamos
sempre nos sentido só. No filme vemos a história de vida de Martin e Mariana
que apesar de serem praticamente vizinhos não se conhecem e o que nos deixa
mais nervosos durante o filme é que vemos que ambos são muito parecidos e
fariam o par perfeito um com o outro, mas digo que o final guarda uma linda
surpresa. Vale muito ver o filme que além do enredo lindo conta com a presença
constante da arquitetura e fotografia como elementos do filme.
Em busca da terra do nunca
Nem só de
personagens estranhos vive Johnny Depp, nesse lindíssimo filme ele faz o papel
de J. M. Barrie que após o seu mais recente fracasso numa peça de teatro sai
para fazer caminhadas diárias num parque para buscar inspiração para uma nova
história, lá ele conhece a família Davies que é formada pela viúva Sylvia (Kate
Winslet) e seus filhos. Com isso Barrie passa a se apegar as crianças e através
das brincadeiras com a imaginação entre eles é que surge a inspiração do autor
para escrever a sua mais famosa obra: Peter Pan. Já aviso que esse filme
arranca lágrimas na certa, mas vale muito a pena ser visto.
As vantagens de ser invisível
Baseado no livro de
mesmo nome, o filme narra o ano escolar de Charlie que decide fazer do seu ano
diferente dos outros e viver experiências típicas da adolescência, através de
cartas para alguém que não conhecemos ele vai relatando as suas emoções e
experiências vividas. Tanto lendo o livro quanto vendo o filme eu fiquei
morrendo de vontade de ser amiga do Charlie, Sam e Patrick e o filme conta com
a presença dos meus amados atores Logan Lerman e Emma Watson e uma trilha
sonora maravilhosa (mais the smiths em filmes para a minha alegria <3).