Image Map

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Livro 11: “Eleanor e Park” de Rainbow Rowell

A resenha de hoje vai ser sobre um livro encantador e que me chamou a atenção por fazer referencias a coisas que eu amo como “The smiths” (é só mencionar “the smiths” que eu já vou ler o livro ou assistir o filme correndo rs) além da capa fofa e a indicação do John Green na capa,  posso dizer que o livro “Eleanor e Park” conseguiu atender as minhas expectativas. O livro vai ser dividido no ponto de vista da Eleanor e do Park, sendo que Eleanor acabou de se mudar para uma escola nova e por não ser uma garota dentro dos padrões estéticos (ela é descrita como mais cheinha, usa roupas extravagantes e tem um cabelo ruivo cacheado bem rebelde) acaba sendo alvo constante de piadinhas dos colegas de escola e o único lugar que encontra para sentar no ônibus escolar é ao lado de Park.



 Já Park é um garoto que apesar de não fazer parte do grupo dos populares é respeitado por eles e ao ver Eleanor extremamente deslocada no primeiro dia sem lugar para sentar no ônibus ele fica com um pouco de pena dela e deixa que ela se sente do seu lado no ônibus. A primeira impressão que o garoto tem dela é que ela é grande e esquisita, mas aos poucos ele acaba vendo ela com os outros olhos e o que faz com que eles se aproximem é o fato de Eleanor passar a ler os quadrinhos de Park no ônibus enquanto o garoto está lendo, assim ele nota o interesse da garota e passa a empresta-los.



 Acho que não preciso nem dizer que a aproximação acaba gerando um romance e é interessante ver como a visão de Park a respeito de Eleanor muda conforme ele vai conhecendo ela melhor. Mas o que me fez gostar mais do livro é que ele aborda também o modo como damos importância para o que os outros vão pensar de nós e muitas vezes deixamos de ser como realmente somos de verdade. Outro ponto importante do livro é que ele vai abordar as relações familiares e como Eleanor que vem de uma família problemática fica encantada com a harmonia da família de Park onde todos se amam e se respeitam.


 Sem dúvidas é uma leitura bastante encantadora que faz com que reflitamos sobre diversos aspectos da vida como família, aparências e amor. Além de recordar de forma adorável as experiências do primeiro amor.