Image Map

segunda-feira, 28 de julho de 2014

7 passos para fazer uma festa/reunião/encontro/qualquer coisa

1 – Data




Escolher o dia e a hora com antecedência é muito bacana. Eu detesto que me chamem para os paranauês em cima da hora. Sério, avisar na véspera é muito falta de educação. Outra coisa é avisar 3 meses antes. Gente, na boa, quem vai lembrar? Se for convite feito pelo facebook, ok, ele te lembra, mas se for de papel, desiste ou manda um lembrete para as pessoas porque elas já esqueceram.

Quanto a data é importante pensar no final de semana. Ou durante a semana, como fazemos na faculdade, no entre aulas. Por experiência própria (ou por amigos preguiçosos) posso afirmar que rolês na segunda-feira não vingam, mas a partir de quarta-feira, sim!



2 - Espaço


Como eu disse não estou organizando uma festa porque na minha sala cabem 10 pessoas sentadas contando comigo, mas esse post é para quem quer organizar qualquer coisa: de reunião a mega festa de balada. 

O espaço é importante, sim. A pior coisa do mundo é você ir num lugar (seja casa, barzinho ou salão) e que não há espaço para você se mexer com o mínimo de conforto. Sério, antes de chamar os amigos conta quantos lugares tem no seu sofá e se você tem cadeiras ou pufes ou caixotes. Todo mundo cansa e precisa sentar um pouco.

Eu fui num aniversário que tinha espaço físico mas não tinha bancos e cadeiras o suficiente. Conclusão:  roubei o banquinho de alguém que saiu pra ir ao banheiro. Percebe o que você faz com o seu convidado? Transforma-o em um meliante? Espaço físico e cadeiras/pufes/sofás suficientes é importantíssimo.

Outra coisa que o espaço inclui é a temperatura. Se está num local com temperatura de 50º e você vai dar um almoço em casa, certifique-se que ninguém desmaiará no chão da sua casa de tanto calor. Tem gente que é imune a temperatura, ou ama calor, ou ama frio, ou sei lá o que. Mas quem você recebe não é como você e a pessoa merece consideração.

Tem um grande salão famosinho em Santos que muita gente escolhe fazer formatura lá, onde inclusive foi a da minha turma de Comunicação, e o ar condicionado de lá não funciona, é nojento. Cinco minutos lá dentro no verão e você, sua roupa e maquiagem já eram. 

3 - Comida



Comida é muito importante. Mesmo! Nem preciso explicar, mas vou mesmo assim. Ter muita comida e bebida não é sinônimo de qualidade, ok? Não pode faltar, as pessoas têm que comerem o quanto quiserem, mas, fazer as escolhas do menu sem opção é o fim da picada. Eu não bebo refrigerante e nem preciso dizer a quantidade de vezes que a minha única opção em festas/reuniões era água. Os buffets oferecem aquele suco de pó ou de garrafa, água praticamente quente e três tipos de refrigerantes. Justo né? Só que não.
O melhor é oferecer opções tanto de bebida quanto de comida. Ninguém é obrigado a comer carne de boi e nem beber água. 
Acho que todo mundo se preocupa muito com a quantidade e esquece a variedade. 



4 - Música



Já dizia Schopenhauer que a música é a arte que nem passa pelo cérebro mas vai direto ao coração! Eu não vou entrar na questão tipo de música, é um assunto polêmico demais. Só acho que música tem que ter sempre e pra tudo e, de preferência, num volume que não seja necessário gritar para se fazer escutar numa conversa.

5 - Decoração


Esse tópico é complicado porque nem todo mundo liga pra isso. Mas olha, já que vai fazer, faça direito. Não é coisa mais importante a se fazer, mas é legal que ambiente esteja arrumadinho pelo menos. Acho que a decoração está sempre vinculada com a ideia de beleza, de harmônia e, sobretudo, de futilidade - a menos da menos da menos importante das coisas.
Eu não penso assim. Não é só festa de criança que merece enfeites e cores, a vida já é muito sem graça, que sejamos criativos para colorir pelo menos os nossos eventos.
Um guardanapo legal, uma mesa ajeitadinha, não é tão difícil deixar um lugar apresentável, vai... 


6 - Fotos



Foto é o que a gente guarda e quando pega: BUM!  se teletransporta para milhares de sensações presentes no momento da captura da imagem. 
É isso, mesmo com os álbuns virtuais só de facebook, eu continuo revelando fotos e colocando na parede. E quero fazer isso sempre, juro.
Já que vai comemorar seja o que for, tire fotos, não só aquelas em que todo mundo faz pose, mas tire fotos espontâneas também. 
Sempre tem aquele que é o fotógrafo da família e que não larga a câmera. Deixe ele se divertir, e tirar quantas fotos quiser, não implique com ele. O tempo vai passar e olhar aquelas fotos, por mais estranhas que fiquem, será um presente muito valioso!


7 - Divirta-se!



Na boa, não vale de nada organizar tudo e ficar de cara amarrada depois. 
Divirta-se. Aproveite! Coma e que se dane a dieta. Dance sem vergonha. E ria de si e de todo mundo. Não sabemos que rumo a vida tomará, então vamos agradecer a Deus e curtir aquele momento como se ele não fosse se repetir.




É isso, bj

Pati