Image Map

terça-feira, 3 de junho de 2014

Livro 9: HQ Turma da Mônica- Laços de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

Hoje a resenha vai ser um pouquinho diferente já que eu não vou falar de um livro, mas sim de uma HQ que é extremamente encantadora. Acho que a maioria das pessoas já deve ter lido algum gibi da turma da Mônica quando era criança, eu mesma era viciada nos gibis e trocava tranquilamente um doce por um gibi sem nem pensar duas vezes (provavelmente deve ter sido aí que a minha obsessão por comprar livros tenha começado), portanto até hoje tenho uma imensa admiração pelo trabalho criado por Mauricio de Sousa e nada mais lindo para homenagear os 50 anos da turminha do que a HQ “Laços” feita pelos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.




 A HQ faz parte de um projeto no qual vários cartunistas fazem uma HQ sobre algum personagem da turma da Mônica (a primeira feita para o projeto foi a do Astronauta feito por Danilo Beyruth) e nessa temos a Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha redesenhados de forma linda pelos irmãos Cafaggi. Os desenhos da turma na idade dos 7 anos foram feitos por Vitor Cafaggi e tanto os traços como as cores utilizadas nos desenhos são lindíssimos de se ver, já os flashbacks deles mais novinhos foram feitos pela Lu Cafaggi que consegue retratar de forma encantadora a turminha mais novinha (e eu preciso dizer que eu achei os cachinhos que ela fez para o Cascão a coisa mais fofa do mundo).



 O roteiro também é maravilhoso, na história o Floquinho cachorro do Cebolinha sumiu e toda a turma vai se reunir para tentar encontra-lo. No meio disso vemos também diversos outros personagens da turma na história, junto com referências a filmes dos anos 80 dando uma sensação boa de filme nostálgico da sessão da tarde para a história. Desse modo a mistura da história encantadora junto com os desenhos lindos dos irmãos fazem com que a gente sinta vontade de passar horas admirando essa HQ, e acho que para aqueles que assim como eu que passaram a infância lendo os gibis da turma a emoção ao ler essa HQ vai ser maior do que alguém mais novinho que a pegue para ler (apesar que eu tenho certeza que as crianças que gostam da turma podem se encantar com essa HQ) por conta da sensação de nostalgia que os cartunistas conseguem trazer para a alma da história, abordando a amizade e lembranças da infância de uma maneira tocante.



 A HQ “Turma da Mônica-Laços” com certeza é uma HQ que merece ser lida e relida diversas vezes. Capaz de emocionar todos aqueles que cresceram com a companhia da turminha. E eu confesso que essa HQ acabou arrancando algumas lágrimas minhas, sendo assim tenho certeza que qualquer pessoa vai acabar se emocionando um pouquinho que seja pelo trabalho feito com a Mônica e sua turma pelos irmãos Cafaggi.