Image Map

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Livro 10: Gone - O mundo termina aqui de Michael Grant

Ultimamente é possível notar uma grande leva de livros que no meio de cenários violentos e catastróficos tem como protagonistas crianças e adolescentes que precisam se virar para sobreviver.  E mais um autor que parece gostar de fazer crianças sofrerem é Michael Grant com o seu livro “Gone- o mundo termina aqui”. Não que eu considere isso como algo que torne o livro ruim, muito pelo contrário, mas tem horas que a gente de tanto ler esses livros se pega falando para o autor: “meu Deus pare de fazer essas crianças sofrerem tanto!” e mesmo sentindo isso a gente continua a ler porque precisa saber aonde vai dar toda a catástrofe da história.



  Em “Gone- o mundo termina aqui” todos os adultos e maiores de 14 anos da cidade de Praia Perdida somem de uma hora para outra, restando somente às crianças que ficam presas na cidade por uma redoma sem nenhum adulto. No começo há uma variedade de emoções na cidade, alguns correm para as lojas e comem todos os doces e tranqueiras que há por lá, outros já entram em pânico chorando pela mãe, já alguns ficam sem saber o que fazer esperando por alguém que os guie. E é nessa confusão que conhecemos Sam, um garoto que já era conhecido na cidade por ter salvado o ônibus escolar de cair de um penhasco, logo boa parte das crianças criam a esperança de que ele vai ser a pessoa que vai lidera-los no meio da confusão, mas Sam parece não se sentir muito a vontade em ocupar esse posto devido aos segredos que ele próprio esconde da sua vida.



 Desse modo a disputa pelo poder da cidade vai ser intensa ao longo do livro, principalmente quando os alunos de um colégio interno decidem revindicar o poder para eles. Porém há aqueles que estão mais preocupados em cuidar das crianças menores do que entrar na disputa pelo poder como Maria que junto do seu irmão passa a cuidar da creche da cidade, apesar de isso não ser uma tarefa nada fácil. Também há outros personagens na narrativa que são cativantes como a Astrid mais conhecida como Astrid gênio, que se tornou uma das minhas personagens favoritas do livro, ela tem aquela personalidade inteligente e sensata que faz com que a gente lembre bastante da Hermione de Harry Potter. Ao mesmo tempo que demonstra bastante maturidade ao sempre proteger o seu irmãozinho autista Pete.



 Além dos problemas gerados pela falta de adultos na cidade e a falta de comunicação com o mundo fora da redoma, há também algumas mutações geradas pela usina nuclear da cidade, fazendo com que alguns animais se tornem um grande problema na vida das crianças além dos que elas já tem, e não só os animais, mas também as crianças passam a desenvolver alguns dons fora do comum. Não vou dar mais detalhes para não estragar a leitura, mas só posso dizer que esse livro me deixou presa na história do começo ao fim, tanto que terminei de ler ele em pouquíssimos dias. Michael Grant não poupa emoções ao longo da história, nos deixando chocados muitas vezes com as atitudes que as crianças tomam no meio desse ambiente caótico em que não se pode confiar em mais nada e nem ninguém.



 E para quem não sabe o livro já teve os seus direitos comprados pela Sony então possivelmente pode ganhar uma série de TV, mas segundo o autor não é nada confirmado. Eu particularmente iria AMAR uma série de TV baseada nos livros do Michael Grant (sim os livros, porque “Gone- o mundo termina aqui” é somente o primeiro dos seis livros que compõem a série, se você não gosta de séries de livros muito grandes é bom saber disso antes de começar esse livro) então só nos resta aguardar maiores informações a respeito disso. Enquanto a série de TV não sai, fica aqui a indicação da série de livros que é simplesmente viciante.