Image Map

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Livro 5: Fazendo meu filme- A estreia de Fani da Paula Pimenta



A resenha de hoje é dedicada a uma fofíssima escritora brasileira que tem feito bastante sucesso no meio YA (Young adult, que no Brasil pode ser considerado como “jovem adulto”) ultimamente. Se você ainda não conhece a Paula Pimenta eu recomendo a você conhecer o trabalho da autora que é extremamente encantador e vale muito a pena ser lido em qualquer idade.

 Quando fui ler “Fazendo meu filme- A estreia de Fani” fiquei com medo de que fosse juvenil demais e que eu acabasse não gostando por conta disso. Qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler e fiquei totalmente envolvida com a trama e sentindo uma saudade enorme dos meus 16 anos e todas as emoções únicas que essa fase da vida reserva. Além disso as continuações mostram as personagens ficando mais velhas até chegarem nos seus 20 e poucos anos, desse modo podemos ver cada um dos personagens mudando e amadurecendo ao longo dos anos.





 No primeiro livro somos apresentados a personagem principal que é a Fani (na verdade o seu nome é Estefânia, mas ela odeia ser chamada assim) uma típica adolescente que tem uma vida normal, vai para a escola, sai com as amigas e nutre uma paixão secreta pelo seu professor de biologia. Além disso ela também é viciada em filmes, tendo uma grande quantidade de DVDs em casa e sempre acompanhando as estreias de cinema. Mas tudo está prestes a mudar na vida de Fani quando a sua mãe decide que ela deve fazer um intercâmbio.



 Desse modo acompanhamos as tensões que precedem esse momento tão importante na vida de Fani, além de novas emoções  como o primeiro amor e alguns conflitos mãe e filha por causa da escolha do curso para qual Fani vai querer prestar no vestibular. A autora consegue narrar todos esses eventos de uma forma bem delicada e gostosa de se ler, fazendo com que o livro seja capaz de encantar tanto as meninas mais novinhas que provavelmente estão embarcando no mundo da leitura agora, como quem já passou dessa faixa etária, mas procura uma leitura leve e descontraída.




 Se você procura um romance bem água com açúcar eu recomendo “Fazendo meu filme- A estreia de Fani” da Paula Pimenta. Além disso, também é um apoio aos nossos autores nacionais que não deixam a desejar e podem escrever livros juvenis tão bacanas quanto a Meg Cabot com o seu “Diário da princesa”. Provavelmente se você foi uma adolescente ou ainda é uma que gosta dos livros da Meg certamente vai se encantar pela Paula Pimenta, ou se você nunca leu nada no estilo da Meg Cabot, mas quer dar uma chance aos YAs (que infelizmente ainda sofrem muito do terrível preconceito literário) os livros da Paula Pimenta são a escolha certa para você.