Image Map

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como otimizar TEMPO e DINHEIRO nas idas ao supermercado!


Você curte fazer as compras de alimento para casa? Pois é, eu não, meu negócio é comer, DETESTO ficar mofando nas filas quilométricas dos supermercados e, para não morrer de fome, criei os meus próprios métodos para economizar tempo e dinheiro e paciência nas minhas idas ao mercado! Vem comigo que você vai ver...


1. Prepare-se antes de sair de casa!




A pior coisa que você pode fazer pelo seu dinheiro é ir ao supermercado com fome. Deve ter algum estudo que comprova cientificamente que ir ao mercado com fome te faz gastar bem mais, e o motivo é óbvio, né? Lá vende comida, você está com a barriga gritando por comida, combinação perfeita e desastrosa. O correto para economizar é ir bem alimentado mesmo, coma um Mc donalds, coma uma feijoada, alguma coisa que te dê uma super saciedade porque assim suas chances de não gastar além da conta se multiplicarão!





Você se lembra que recentemente os mercados pararam de fornecer sacolinhas por um curto período de tempo? Pois é, se as sacolas de plástico já eram fracas demais para carregar qualquer coisa que pesasse mais que uma folha de papel, depois dessa pausa, parece que toda a rede de supermercados combinou de piorar em 100% a sacola que já era péssima. O resultado é que se for fazer suas compras e não tiver a sua própria sacola ou caixas de papelão fica difícil. Se você vai de carro/moto/afins a sacola ainda serve, mas, mesmo assim, na hora de tirar as compras do porta-mala a chance dos produtos caírem das sacolas que vão se rasgando é grande. Se você vai ao mercado a pé ou de transporte público, vá equipado com as suas próprias sacolas se quiser chegar com todas as compras em casa.

Para os esquecidos, o mercado vende sacolas maiores e mais resistentes, porém, se você calcular o quanto gastará com sacola em toda a compra que fizer (esquecendo de levar a sacola de casa) notará que é um desperdício considerável de dinheiro. Fora que é um absurdo eles fornecerem aquela porcaria e a gente ainda ter que pagar pra eles por uma sacola melhor, né.




Olhar a geladeira/freezer e os armários antes de ir às compras é fundamental para não desperdiçar tempo. Você concorda comigo que não adianta sair de casa para fazer a compra do mês e chegar lá sem saber o que está faltando em casa? Lista é um dos itens mais importantes destes tópicos, é a lista que vai te dizer mais ou menos, de acordo com os produtos que estão marcados nela, quanto você vai gastar de dinheiro.




Se você saiu da casa dos pais ou de outra pessoa e não faz ideia de como fazer sua lista adequadamente, keep calm, estou aqui pra te ajudar...





Disponibilizei a minha lista para você! Caso você queria baixá-la é só acessar os links abaixo:

VERSÃO EM PDF (Imprima e só anote a quantidade) http://www.4shared.com/office/8RpuYEzMce/lista_de_compras_PDF.html?

VERSÃO EM EXCEL (Aqui você pode alterar a lista de acordo com suas necessidades)

Abaixo tem um link que te dá acesso a outra lista, a lista da ANA MARIA BRAGA. Ela é online, bem completa, você só digita as quantidades e imprima a sua: http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/superlista.php




2. Gastando menos tempo no mercado




Não fique dando voltas e mais voltas à toa no mesmo lugar feito uma barata tonta, com a sua lista na mão, siga pelos corredores e veja o que você precisa de cada um deles. Assim você não anda o mercado todo cinquenta vezes só porque pega os produtos fora da ordem em que eles ficam dispostos nas prateleiras :) Isso parece frescura mas economiza tempo! 




Avalie a fila antes de entrar nela. Sempre achei que eu era uma pessoa perseguida no supermercado. Primeiro, que não adiantava eu entrar na menor fila existente, a fila empacava, SEMPRE algum problema acontecia e já era a minha tentativa de não mofar naquela fila. É claro que não sou perseguida coisa nenhuma, o que ocorria é que eu só me importava com o tamanho da fila, e a fila menor não significa que é a mais rápida. O que vai mostrar se a fila é rápida ou não é a disposição de quem está trabalhando e as pessoas que estão na fila. Por exemplo, você observa rapidamente a fila e nota a velocidade dos operadores de caixa. Note quais as compras das pessoas da fila e, principalmente, se há pessoas sem compras. Pessoas sem compras são um perigo! Ou elas estão guardando lugar para alguém que tem o carrinho com mais compras de todo o supermercado, ou elas estão cheias de contas para pagar e celulares para recarregar! Fuja delas! Fuja também de pessoas que estão com eletrônicos ou algo do tipo no carrinho, nem sempre elas já têm a nota do produto e servirão para empacar a fila.



Se você ama supermercados pode pular esse tópico. Se você não ama, prossiga! 
Já basta ter que trabalhar quase todo dia, ter que estudar quase todo dia, e mais um monte de tarefas diárias (ou quase) que temos que fazer, o mercado certamente não precisa ser diário e tampouco semanal. O meu conselho é o seguinte: tenha dois dias (com intervalo de 15 dias entre eles) para ir às compras. No primeiro você faz a compra mensal: mantimentos, limpeza, higiene, misturas, frutas, verduras, legumes e os gelados. Na segunda ida, você apenas repõe pão, os gelados e frutas/verduras/legumes que têm durabilidade menor. Como eu congelo quase tudo, não preciso ir toda semana, mas talvez não seja esse o seu caso. 

Conselho para quem vai toda semana: tenha um dia para ir ao mercado/hora aproximada. Tratar as compras como algo rapidinho no intervalo do almoço geralmente faz com que você não leve sua lista, não leve sua sacola, esteja com fome - ou seja, mais gasto e, provavelmente, esquecerá um monte de coisa!


3. Gastando menos grana


Eu tenho um palpite de que este tópico pode interessar mais que os outros. A primeira coisa que você precisa fazer para economizar é juntar notinhas de tudo o que você come. Logo que me mudei percebi que alguma coisa estava acontecendo com o meu dinheiro, ele estava acabando mais rápido e, como me conheço bem, sabia que tinha algo a ver com um gasto descontrolado... Só podia ser gasto de papelaria (AMO!) ou comida (Eu?). Então, comecei a juntar todas as notas de tudo que eu comprava para comer. 

O restaurante universitário, por exemplo, não tem nota fiscal, então eu anotava no bloco de notas do celular:
2,50 – bandeijão dia 20/01

Quando completou um mês, abri a gaveta onde estavam as notas, somei tudo que era de comer e acrescentei os valores marcados anotados no meu celular. Problema descoberto, eu estava gastando 3 vezes mais com comida do que antes de me mudar. 
Por dois motivos: eu quase não cozinhava no ape e comprava muitos produtos light/diet/caro mesmo porque tem marca, além de comer fora da faculdade em lugares mais caros. Mas chega da minha vida, vamos aos itens.




Se você fez a sua lista e fizer uma pequena consulta na internet ou em aplicativos de pesquisa de preço no celular, certamente você descobrirá quanto vai custar a sua lista de compras. Claro que é um valor aproximado, mas se a forma de pagamento não for débito ou crédito, vale a pena levar uma quantia próxima ou valor que você calculou, assim você se controla melhor, pois está com menos dinheiro. 


Estabelecer um valor para gastar com comida é fundamental. Nem sempre a gente consegue cumprir, mas pense no regime da recompensa. Se o combinado é gastar o valor X em compras e você o cumpriu por 2 meses seguidos, é justo se recompensar com um presente :). Aliás, é justo e o dinheiro sobrará para comprar o tal presente. Certamente, não só com comida mas com muitas coisas você pode economizar.


Aiiiii, espero ter ajudado alguém que sabe a dureza de sair da casa dos pais! Beeeijo enorme!


Acesse a nossa página do facebook: https://www.facebook.com/noapedapati