Image Map

domingo, 30 de março de 2014

Filme SNOWPIERCER - O EXPRESSO DO AMANHÃ

  Enquanto chove lá fora, estava aqui a lembrar do filme que vi nesta madrugada SNOWPIERCER, que na tradução ficou com o nome de O EXPRESSO DO AMANHÃ. Tenho muita coisa para dizer sobre este filme mas, para o caso de você ser preguiçoso e não querer ler tudo, garanto-lhe que consigo resumi-lo em três itens: 

1- Compreensão de mundo: o que é a humanidade afinal? 
2- Medo: ao constatar aquilo que somos
3- Coragem para manter uma espécie tão pouco inteligente. 

Ano: 2013
Dirigido por: Joon-ho Bong

Aqui está o trailer legendado: 



Se você está com as vistas dispostas e interessado no filme, vamos lá! Tenho muito pra te dizer sobre as minhas impressões.

A história do filme é a de um trem no qual estão os últimos sobreviventes da espécie humana. 

O que aconteceu com a Terra? Ela está passando por uma nova era de gelo que foi provocada quando os humanos, através de uma experiência, tentaram interromper o aquecimento global. Obviamente a experiência fracassou e aí tudo virou gelo e frio e neve. Porém o senhor Wildford, amante de locomotiva, previu a catástrofe e criou o que ele mesmo chama de máquina eterna, o Snowpiercer, em português "picador-de-gelo". Esta tal máquina é um trem gigante onde já estava o que restou da raça humana há cerca de 17 anos. É no aniversário de 18 anos dessa nova condição de sobrevivência que uma revolta acontecerá dentro do trem. 

fonte: http://cinemabh.com/imagens/expresso-do-amanha-ganha-um-novo-cartaz




Como as coisas funcionam no trem? Os pobres ficam na cauda em condições desumanas e bem sujos, além de serem alimentados com barras de proteína feitas de uma coisa muito nojenta (não vou contar e estragar a náusea que você terá quando vir a cena e descobrir por si mesmo!).

Os ricos, como na nossa vida real, encontram-se numa posição bem diferenciada, vários vagões são deles e há de tudo, aquário, escola, balada, puteiro, salão de beleza, jardim, etc, além de comerem uma comida mais adequada. 

O dono na máquina, o tal Wildford, fica no último vagão, onde a força da locomotiva opera. Não só ele como os passageiros das alas ricas acreditam no lema de que nós, humanos, temos uma posição "predeterminada" na existência e que as coisas sempre serão assim, não podemos lutar contra isso. 

fonte: http://cinema10.com.br/noticias/novo-poster-do-filme-expresso-do-amanha-com-chris-8489


Quando um morador comete alguma ação de desobediência, ele é castigado, claro. Um método de castigo bem agradável como, por exemplo, congelar e depois amputar uma parte de seu corpo. 

A história começa exatamente com a revolta que Curtis está armando, morador da ala pobre - cauda do trem, indignado com a condição de vida da sua ala. Daí acontece a revolta toda, muito louca por sinal. E o final do filme, nem no seu MELHOR e mais inteligente palpite você acertará, sério. Assista!

É impressionante o cenário do filme! Coloquei as duas imagens abaixo para demonstrar a diferença gritante das acomodações do trem. Preste atenção nas cores, na luz da cena e na fisionomia das personagens. É absurda a diferença de qualidade de vida na locomotiva, qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência, não. Os olhos das personagens da cauda do trem hipnotizam a gente de emoção. (Não, eu não chorei, ta?) 

fonte: http://www.portaltpj.com.br/2013/08/divulgadas-novas-imagens-do-drama-pos.html


fonte: http://cinepop.virgula.uol.com.br/chris-evans-em-novas-fotos-da-sci-fi-expresso-do-amanha-65802

Não sei o que você está pensando sobre o filme, mas vale a pena as 2h e pouquinho que você passará acompanhando a história. Abaixo segue a minha lista do que você deve observar/refletir vendo este filme:


1- Refletir sobre como é totalmente possível acontecer uma catástrofe na terra e os humanos sobreviverem numa engenhoca que desempenha o mesmo papel na organização humana já existente, ou seja, quem tem grana é um tipo de gente, quem não tem é outro. E não, o mundo congelado não abranda coração de seu ninguém. 

2- Ah, e se você acha que por ter um "MACBOOK sei lá o que" ou um carro "XYZ" ou curso superior em "engenharia da construção de caixa de fósforo" ou qualquer outro título/bem que para você simbolize algum status, sinto ter que ser eu a pessoa a te dizer isso, MASSSSSS dificilmente uma das pessoas que possui recursos suficientes para não estar na cauda do trem, na nossa sociedade atual, está agora lendo este texto  :( 

3- Prestar muita atenção em quando o Curtis fala do que eles comiam antes de começarem a receber aquela droga de barra de proteína. Sim, existe coisa pior que aquilo e é isso que a nossa espécie é capaz de comer para sobreviver. Nós somos bichos, cara. Bichos! 

4- Observar a postura do dono da máquina e o discurso dele sobre os humanos, e como ele lida naturalmente com o que faz com criancinhas. 

5- O final da história. Você concorda com este final? Você entendeu a proposta da bomba?


Minhas impressões

Não gosto de filmes em que o sangue come solto ou que a história acaba por falta de personagens, mas gosto de filmes que me fazem pensar, que me tocam bem naquela ferida aberta que todo mundo leva dentro do peito. Eu não sei posso dizer que depois de tudo que assisti concordaria com o final do filme, mas de fato, é de esperança que nós nos enchemos e é nela que nos vestimos para sair de casa todos os dias. Fiquei triste, claro, é tão ficcional a trama e, ao mesmo tempo, assusta com a veracidade, com a possibilidade REAL daquilo acontecer mesmo com todos nós. E apesar de achar muitas vezes que ter nascido borboleta era um destino mais bonito, é só por eu ser humana e não outra coisa que eu posso estar aqui agora indicando pra única alma caridosa que chegou até este linha do post: ASSISTA ESTE FILME. 

Achei o filme neste site para baixar: http://www.omelhordatelona.biz/

Obrigadaaaaaaaaaa, beijão da Pati

Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/noapedapati