Image Map

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Livro 6: Quem é você, Alasca de John Green

A resenha de hoje é dedicada ao livro de um dos escritores que eu mais adoro e seria capaz de ler até a lista de supermercado dele, portanto pode-se dizer que eu faço parte dos milhares de fãs do John Green e “Quem é você, Alasca?” é o meu livro favorito do autor. 



O livro vai contar a história de Miles Halter, um garoto que é fissurado por últimas palavras de pessoas famosas e cansado da sua vida sem graça e monótona vai para um colégio interno Culver Creek em busca do que o poeta François Rebelais chamou antes da morte de o “Grande Talvez” lá ele faz um novo amigo que tem o apelido de Coronel e conhece também Alasca Young uma garota de personalidade bastante marcante.


 Para mim tudo nesse livro é encantador, enquanto lia a minha vontade era de fazer parte do grupo de amigos do Miles e participar junto dele da busca pelo “Grande Talvez”. A Alasca também é uma personagem extremamente marcante e uma coisa que me fez gostar bastante dela é que ela mantém uma grande coleção de livros no seu quarto do qual ela chama de “Biblioteca da Minha Vida” como eu também tenho uma “Biblioteca da Minha Vida” me identifiquei bastante nisso com ela.


 Outro ponto que torna esse livro maravilhoso é a trama tão bem trabalhada pelo John Green e algo que me faz gostar bastante do autor e se torna uma marca importante desse livro é que ele não subestima a inteligência dos adolescentes. É comum vermos na tv filmes e novelas que mostram adolescentes que só se preocupam com namoros e primeira vez fazendo uma imagem de que o mundo dos adolescentes é algo tão fútil assim, mas acho que todo mundo que está passando ou passou pela adolescência sabe que não é bem assim, os conflitos dessa faixa etária são muito maiores e complexos do que isso. John Green consegue colocar em sua obra adolescentes que ao mesmo tempo que fazem bobagens típicas dessa faixa etária tem que lidar com dilemas importantes como a dor da perda e dilemas típicos da transição de um adolescente para a idade adulta.



 Além do mais o livro tem referências incríveis como a obra de Gabriel Garcia Marquez “O general no seu labirinto” que faz com que os personagens reflitam constantemente ao longo da história sobre as últimas palavras de Simón Bolivár no livro de Garcia Marquez, que diz antes de morrer: “como sairei deste labirinto?”. Essa é uma das grandes questões que o livro traz, sobre o labirinto no qual todos estamos presos e assim como Miles de alguma forma todos nós estamos em busca do nosso “Grande Talvez”. Se você está interessado em conhecer os livros do John Green eu recomendo começar por “Quem é você, Alasca?” e se você já leu outros livros do autor não deixe de ler o que para mim é o melhor livro dele.