Image Map

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dúvidas de como cuidar do seu pet

Genteeeeeeeee,

Nós amamos os nossos bichinhos, mas há questões que dão um verdadeiro nó em nossa cabeça. Por isso, resolvi falar com a minha super amiga Maira, veterinária graduada no final do ano passado, e ela nos atendeu com muito carinho e respondeu tudinho:

(fonte: http://www.ameliasdesalto.com/2013/06/de-muita-agua-para-seu-cachorro.html)

É verdade que os bichinhos enxergam tudo em preto e branco?

É um mito, eles não enxergam apenas em preto e branco. Os cães veem cores, mas as cores que eles veem não são tão ricas como as observadas por seres humanos.

O cão realmente reconhece que se o seu dono está triste?

Um novo estudo dos Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, usaram exames de ressonância magnética para estudar como o cérebro de onze cachorros reagia a diferentes sons. Esse estudo revelou que o cérebro de cães identifica vozes humanas e responde de maneira diferente à emoção que elas transmitem.

O ser humano passa resfriado para seu cão?


Seu cão ou gato não vai pegar um resfriado de você. Os agentes causadores de resfriados em cães são diferentes dos agentes causadores em seres humanos.
Mas vale ressaltar que existe a zoonoses (doenças transmitidas para o homem através dos animais).

Podemos dar doces/chocolate para nosso bichinho?



Não podemos. Compondo o chocolate estão carboidratos, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (cafeína e a teobromina), com o problema residindo exatamente nessas últimas. As metilxantinas Após cair na corrente sanguínea, alcançam diversas partes do organismo e, quando no sistema nervoso central, competem com a adenosina, que é um inibidor pré-sináptico neuromodulador, ocasionando então excitação. As manifestações clínicas inclui diarreia, vômito, polidipsia, poliúria, excitação, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, convulsão e coma. Em alguns casos, também pode ocorrer hemorragia intestinal, dentro de 12 a 24 horas após a ingestão de chocolate.

Conviver com animais de estimação diminui o estresse?


Hoje, pesquisas e estudos demonstram que a convivência com os animais traz tranquilidade e bem-estar às pessoas. O convívio diário estimula a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

É verdade que faz mal alimentar os animais com outros alimentos que não sejam ração?


Nos dias de hoje há controvérsias sobre esse tema, há veterinários que defendem que os animais devem se alimentar somente com ração, outros dizem o contrário, que é melhor eles comerem comida. Depende do ponto de vista. Por isso, é melhor conversar com o seu veterinário de confiança.

De quanto em quanto tempo eu tenho que levar meu bichinho ao veterinário?


É importante observar o cotidiano dos animais e ficar atento a algumas mudanças de comportamento e presença de sinais e sintomas que eles não apresentavam. É indicado a cada seis meses levar seu pet para uma consulta com um médico veterinário. Lembre-se da importância da vermifugação e da vacinação.

(fonte: http://desperteconsciente.blogspot.com.br/2012/05/o-poder-dos-gatos-na-cura-das-doencas.html)

Quantos banhos meu bichinho deve tomar em um mês?


Depende do animal, tipo de pelagem e de possíveis problemas de pele. Normalmente os gatos são mais limpos, fazem a higiene do pelo (se lambem) todos os dias. Já os cães podem tomar banhos semanalmente ou a cada 15 dias. Cães com problemas de pele podem até tomar 2 banhos por semana de acordo com a orientação do médico veterinário.