Image Map

domingo, 23 de março de 2014

Livro 3: Deixe a Neve Cair


Sei que o espírito natalino já passou, mas qualquer época do ano é boa para se ler “Deixe a neve cair” que reúne três contos natalinos e bastante fofos de  John Green, Mauren Johnson e Lauren Myracle. Cada conto vai focar em um personagem diferente, mas o mais legal é que todas as histórias acabam se entrelaçando, por isso eu recomendo a ler os contos pela ordem em que eles estão no livro. Sei que muita gente quer começar pelo John Green por ele ser um dos mais conhecidos, mas o livro terá um  encanto mais especial se você começar com o “Expresso Jubileu” da Mauren Johnson.



Sendo assim esse é o primeiro conto do qual eu vou falar. Nele a protagonista é Jubileu que a propósito não gosta muito do seu nome, que teve origem em uma coleção de cidade de papai Noel da qual os seus pais são extremamente obcecados. E é cidade de papai Noel que vai desencadear toda a confusão da véspera de natal de Jubileu, mas não vou dar muitos detalhes, só digo que Jubileu acaba tendo que pegar um trem no meio da nevasca na véspera de natal e por conta disso o trem que ela estava fica preso na neve fazendo com que ela vá parar numa lanchonete e conheça Stuart, um garoto que ainda não superou o seu coração partido. Acredito que esse seja um dos melhores contos do livro, Maureen Johnson tem um jeito de narrar muito bem, a escrita flui bem e é bem divertido ver os desastres do natal de Jubileu.

 O segundo conto é o do nosso adorado John Green, mas apesar dele ser um dos meus escritores favoritos confesso que esperava um pouquinho mais dele. O conto dele é divertido, mas é o mais fraquinho de todos. Não sei se talvez seja porque ele ficou encarregado do “meio” do livro e eu tenho a sensação que o meio dos livros é normalmente a parte mais parada (não generalizando obviamente). Em “O milagre da torcida de natal” de John Green temos como protagonista Tobin, que está passando o natal em casa sem os seus pais (que são médicos e não puderam voltar para casa a tempo do natal) e junto do seu melhor amigo J.P e sua melhor amiga Duke. Eles decidem passar o natal assistindo aos filmes do James Bond, mas seus planos acabam mudando quando Tobi recebe a ligação de um amigo avisando que a lanchonete que ele trabalha está cheio de líderes de torcida e eles não podem perder essa sorte em pleno natal. Os três então vão se arriscar a dirigir em plena nevasca para chegar até a lanchonete e vão encontrar diversos obstáculos no meio do caminho, mas todo esse trajeto pode fazer com que Tobi perceba que o amor está bem ao seu lado. Apesar de eu achar esse conto o mais fraco dos três, ainda assim tem aquelas característica típicas do John Green que eu tanto gosto como os personagens nerds e cativantes que só ele é capaz de criar.

(fonte: http://www.coisasquequerolhefalar.com/2013/12/resenha-deixe-neve-cair.html)

 O último conto talvez seja o meu favorito (porque para mim ainda é difícil escolher entre ele e o “Expresso Jubileu”) que é o “Santo Padroeiro dos porcos” da Lauren Myracle. Esse conto diferente dos outros dois vai se passar um dia depois do natal e tem como protagonista Addie. A vida de Addie está um verdadeiro caos, seu namorado terminou com ela e suas amigas a acusam de ser egoísta. Agora ela vai tentar provar para todos que não é egoísta ao tentar cumprir uma promessa feita, mas cumprir essa promessa não vai ser tão fácil assim. O que eu mais gostei nesse conto é que a Addie é uma pessoa muito comum então é fácil simpatizar com a personagem, ela sabe que tem um defeito e vai fazer de tudo para melhorar isso por mais difícil que possa ser.



 Todos os contos fazem com que a gente acabe suspirando com os desfechos que os personagens ganham e o clima natalino só torna tudo ainda mais mágico. Sem dúvidas é um livro que vale a pena ser lido no natal, ano novo, carnaval, páscoa ou qualquer dia do ano.

Acesse a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/noapedapati