Image Map

terça-feira, 18 de março de 2014

Livro 2: Maze Runner - Correr ou morrer


A resenha de hoje vai ser sobre um livro que andou tirando um pouco das minhas noites de sono. Seja porque eu passei a noite acordada para terminar a leitura ou pelas vezes que eu sonhei que estava vivendo a história do livro. Já aviso que se você quer uma história bonitinha e com final feliz então Maze Runner não é a melhor escolha, o autor James Dashner não tem a menor dó de submeter os personagens (que são todos crianças ou adolescentes) a situações extremamente cruéis.




 O livro começa com Thomas acordando dentro de um elevador escuro, ele não lembra nada do seu passado e a única memória que ele tem é o seu nome. Ao sair do elevador ele se depara com vários garotos que vivem numa comunidade chamada clareira, e assim como Thomas, todos eles chegaram por aquele elevador sem se lembrar de nada do passado. O grande problema é que essa clareira onde eles vivem é cercada por enormes muros e por trás deles há um labirinto. A única maneira de sair de lá é tentando achar uma saída através do labirinto. Mas isso não é uma tarefa tão simples assim, pois o labirinto possui perigos mortais e quando sol se põe as portas que dão para a clareira se fecham e os perigos passam a ser ainda maiores. Apesar da clareira existir há dois anos, nenhum dos garotos chegou perto de encontrar uma saída, mas isso parece prestes a mudar quando, pela primeira vez, uma garota é mandada para a clareira com um aviso de que ela é a última e Thomas parece ter algum tipo de ligação com ela, apesar de não se lembrar de nada.



 Quando eu estava lendo esse livro era difícil parar porque os mistérios que rondam a história parecem sempre aumentar. Afinal quem criou esse labirinto? Quem seria capaz de submeter crianças a tamanha maldade? E quem são os pais de cada um dos garotos da clareira? Essas e outras dúvidas só aumentam ao longo da história, ao mesmo tempo que os garotos precisam lutar pela sobrevivência e correr. Correr muito!

 Recomendo o livro para quem gosta de histórias com muitos mistérios ou queira algo que tenha mais ação e menos romance (até tem uma coisa ou outra de romance, mas é muito pouco mesmo, afinal a sobrevivência vem em primeiro lugar). Os personagens são muito cativantes, apesar da maioria dos meninos serem meio grossos e pouco amistosos, mas acredito que qualquer um no lugar deles não iria se sentir muito bem humorado. 



Personagens: 
Além do Thomas que é o personagem principal conhecemos também Newt, Chuck, Alby, Gally  e o meu favorito Minho (é impossível não gostar do Minho, ele  é extremamente sarcástico ao mesmo tempo que sempre consegue manter a calma mais do que todo mundo e pensar de maneira racional, sem dúvidas numa situação como essa eu me daria melhor com ele).

 Uma boa notícia é que em setembro a adaptação cinematográfica de Maze Runner vai chegar aos cinemas, e o elenco está excelente. Teremos Dylan O’Brien de Teen Wolf como Thomas (observação pessoal e meio fútil, mas eu acho ele muito lindo além de esbanjar simpatia), Kaya Scodelario de Skins como Teresa (a garota que é mandada para a clareira), Thomas Sangster de Game of Thrones como Newt (fiquei extremamente feliz com essa escolha pelo fato dele ser um ótimo Jojen em Game of thrones, então acredito que ele vai ser um ótimo Newt também) e mais outros jovens atores que ao que tudo indica vão se sair muito bem na adaptação. 

Para finalizar só posso dizer que amei esse livro e já estou devorando as continuações que em breve serão resenhadas, espero que vocês gostem tanto quanto eu.