Image Map

sábado, 15 de março de 2014

Livro 1: Extraordinário



Nada melhor do que a primeira resenha ser sobre um livro que é realmente extraordinário. O nome do livro já é capaz de dizer tudo sobre ele. Extraordinário é um daqueles livros que todas as pessoas deveriam ler a aprender muito com ele. A história vai girar em torno de August Pullman, um garoto que nasceu com uma síndrome genética afetando a sua aparência, por decorrência disso ele teve que passar por diversas cirurgias e nunca pode frequentar uma escola até os seus onze anos.

 O livro vai narrar o primeiro ano de August ou Auggie numa escola, algo que gera grande aflição para o garoto, seus pais e sua irmã Via que sempre fez de tudo para proteger o irmão das outras pessoas. Todos sabemos que as crianças podem ser cruéis e até mesmo os adultos não sabem lidar com aquilo que é diferente, portanto a trajetória da Auggie na nova escola não é nada fácil. Alguns alunos são cruéis na cara dura, outros muitas vezes não percebem que estão magoando Auggie quando se afastam dele ou não encostam no menino como se a doença dele fosse contagiosa.




 Ao mesmo tempo que podemos ver como Auggie se sente no meio disso, sendo nada mais, nada menos do  que uma criança comum por dentro e que apenas gostaria de ter amigos. A única coisa que o difere dos demais é a sua aparência. Também somos apresentados ao que os outros personagens ao redor de Auggie sentem e eles são tão cativantes quanto o próprio August. Como a Via que é uma personagem encantadora e é de sensibilizar o modo como ela teve que amadurecer por conta do irmão, sendo que muitas vezes ela teve que ter menos atenção dos pais por conta dele. Há também Summer, uma das poucas crianças da escola que se aproxima de August para fazer amizade com ele e entre outros personagens como Justin (namorado da Via), Miranda (amiga de infância da Via que acaba se afastando um pouco dela) e Jack (um dos garotos da escola de August). Todos eles de alguma forma tem a suas vidas afetadas pela presença de August.

 Outro ponto excelente do livro é um trabalho que um dos professores do Auggie faz com os alunos, ele pede que cada aluno lhe envie preceitos que são frases que sirvam de orientação para as nossas vidas. A ideia dos preceitos é muito legal e eu fiquei pensando em ter os meus preceitos para cada mês ou semana.

(imagem de: http://pipocamusical.com.br/2013/05/03/resenha-extraordinario-livro-de-rj-palacio-choose-kind/)



 A minha vontade depois de ler esse livro era de distribuir um exemplar de “Extraordinário” para cada adulto e criança, para que as pessoas refletissem um pouco em como podem magoar as outras sem nem ao menos se darem conta. Extraordinário nos passa a mensagem  de que devemos sempre procurar ser gentis com as outras pessoas, independentemente da aparência que elas tenham, porque no interior somos seres humanos iguais e como diria August:

 “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo- Auggie” (pág. 313).

 E para finalizar a resenha uma passagem do livro que eu gosto muito e acho que define bem toda a mensagem que ele transmite:

 “-Foi horrível o que a gente fez. Levantar daquele jeito, como se tivesse acabado de ver o diabo. Eu estava com medo do que Jamie poderia dizer, sabe? Não queria que ele falasse algo que pudesse magoar o menino. Mas foi muito ruim ir embora daquele jeito. A mãe dele percebeu o que estava acontecendo.
- Mas não fizemos de propósito- retruquei.
- Jack, às vezes magoamos as pessoas sem querer. Entende?”  (pág. 146).